top of page

Céu da Semana: Ano Novo Astrológico


Dia 20/03/20, às 00h48, horário de Brasília, teremos o Ano Novo Astrológico. Pela perspectiva da Terra, podemos observar o Sol atravessar essa área que chamamos de Áries e reiniciar seu caminho na Eclíptica: de 30 em 30 graus ele atravessa Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. 12 signos, 360 graus. Outros astros ocupam do nosso sistema solar também fazem o mesmo, mas com um tempo diferente. Enquanto o Sol caminha cerca de um grau por dia, outros estão em um área há muito, muito tempo, simbolizando ciclos que impactam uma geração. Nesse momento, há um acumulo de astros em Capricórnio e isso marca o tom dos próximos 12 meses.

​​​A trilha sonora de Plutão, Saturno, Júpiter e Marte em Capricórnio é condizente com a simbologia desse signo. A Cabra que sobe a montanha (paredão?) segue focada seu objetivo, independente do formato das pedras, da altura ou de quem a acompanha nesse caminho. Cada passo bem pensado possibilita que ela alcance o topo com menos risco de cair, talvez com menos esforço, menor tempo. Tudo é consequência da forma como ela age. Esses quatro astros podem nos inspirar a ter mais estratégia, disciplina e foco para realizar algo que queremos há muito tempo, mas quem se posicionou em relação a isso nos últimos 2 anos é quem tende a sentir esse próximo ciclo com menos crise. As consequências do que foi ignorado ou mal feito já apareceram e provavelmente estão se expandindo nos últimos dias. Fugir, abandonar essas consequências, não vai resolver a frustração por estar subindo uma montanha que você não acredita. Nesse momento o melhor ritual para essa passagem é assumir os erros, assumir sua parcela de responsabilidade por algo que está te frustrando.

​É bom lembrar que Plutão, Saturno e Capricórnio demonstram nossa força de estruturar e renascer. O quanto nosso inconsciente coletivo está vibrando agora no medo pode ficar muito forte nesse momento com esse pano de fundo. Muitas crenças de escassez aparecem quando perdemos o controle de uma situação e agora nos vemos em um momento em que qualquer ato pode causar consequências coletivas. Na verdade, quando isso é diferente? O que compramos, comemos, falamos... tudo gera uma consequência na sociedade e essa crise está dando visibilidade para nossa responsabilidade social. Não deixe o medo te fazer fugir dessa conscientização nesse momento, estamos passando por uma transição longa (muito além de 12 meses...) em que muitas estruturas materiais tendem a mudar e nós vamos ter o livre arbítrio para escolher aceitar limitações impostas que não acreditamos ou podemos participar ativamente na construção dessas novas regras e estruturas.

Momento bom para refletir:

  • Participação coletiva: se sempre me sinto vítima do governo, como posso mudar isso e contribuir mais com a minha comunidade?

  • Se quero realmente tal sonho, o que falta para eu me posicionar para segui-lo?

  • O que me faz ser tão agressivo quando vou defender minhas ideias? O quanto o tom de acusação me afasta de entender a perspectiva do outro e, assim, entender melhor quais palavras posso usar para que nossos objetivos se aproximem? Checa esse vídeo acima!

  • Se eu não me lembro que já mereço o que tenho, se não dou espaço para o que quero no futuro, como acho que outras pessoas vão lembrar?

  • O que você tem aprendido com a pessoa que de alguma forma exerce um poder sobre suas ações e te limita? O que você está ganhando com esse limite?

  • Se seu emocional está instável nesses últimos 2 anos, o que te impede de ir a uma terapia? Já procurou formas alternativas caso não tenha condições financeiras? Vários lugares fazem terapias em grupos ou individuais por valores baixos (alguns centros espiritualistas fazem de graça inclusive).

Rituais para esse Ano Novo Astrológico?

  • Se o medo está tomando conta de tudo que você quer fazer, faça o exercício desse vídeo e veja se a ansiedade para o seu dia a dia diminui.

  • Ao invés de fazer listas de quero, escreva os motivos de tal objetivo.

  • Medite com os itens da sua lista de metas do ano: como você se sente vivendo esse objetivo? Investigue o que te deixa incrédulo quando se coloca nessa situação?

  • Se reconecte com o presente: se dedique a uma tarefa que exige sua atenção, seu foco, e observe sua relação com o tempo dessa realização.Como você se sente fazendo isso sem observar redes sociais?

  • Leia sobre e faça meditações de chacra básico laríngeo e cardíaco. Quais dele você sente que precisa de mais atenção sua nesse momento?

  • Se sente que a casa está estranha e de alguma forma afeta seu sono e humor (ou sente que tem algo a temer lá dentro), deixe tocando esse áudio enquanto você faz outras coisas e veja se suas noites melhoram:

Quer saber mais sobre essa passagem de 2020? Checa o vídeo da Celisa Beranger e do Nilton Shultz abaixo!

108 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page