top of page

É culpa do Mercúrio Retrógrado?


E aí, vocês também adoram culpar o mercúrio retrógrado pelas confusões de comunicação? O astro Mercúrio representa no nosso mapa a forma como nossa lógica se forma e como nos comunicamos. O astro demonstra como processamos as informações e naturalmente fala muito sobre como aprendemos as coisas ao nosso redor e como passamos esse conhecimento para frente. Sua simbologia está relacionada com o deus greco-romano Hermes (Mercúrio), uma entidade acelerada que pregava peças por aí, mas também levava mensagens fundamentais dos deuses.

Hermes é o deus do inesperado, da sorte, da coincidência, da 'sincronicidade'. Os antigos gregos diriam: "Hermes entrou em nosso meio", sempre que um súbito silêncio entrava na sala, descia à conversa e introduzia na reunião outra dimensão. Sempre que as coisas parecem fixas, rígidas, "travadas", Hermes introduz fluidez, movimento, novos começos - bem como a confusão que inevitavelmente precede novos começos." Arianna (Stassinopoulos) Huffington, The Gods of Greece [1]

Ao observar esse astro no nosso céu, percebemos uma dança constante entre ele e o Sol: devido a sua posição no sistema solar, Mercúrio nunca se afasta muito e acaba nascendo logo antes ou logo depois do Sol. O zodíaco é a faixa do céu que observamos o “caminhar” dos planetas, Sol e Lua diariamente, cada movimento é marcado por um grau e ocasionalmente podemos observar que um planeta “para”, não segue na direção que estava indo por um tempo e, então, faz um movimento que, para nós, parece um retorno, parece que está voltando nessa faixa para um grau que já foi, já passou. Até que ele para novamente e volta a andar na direção que estava indo antes. Esse é o movimento retrógrado.No gif abaixo podemos ver uma simulação do movimento retrógrado de Marte em 2003. [2]

Para a astrologia, cada astro representa uma forma de ação da nossa personalidade e é bom ressaltar aqui que quando cada um entra em movimento retrógrado não significa que a ação dele deixa de existir, é inerte, e por isso as confusões acontecem. Mercúrio retrógrado é um exemplo maravilhoso para isso, observe o que provocou uma confusão de comunicação: foi por que você ficou calada, sem vontade de se expressar, ou você pensou muito rápido e escolheu palavras erradas para aquela discussão? Dependendo do seu mercúrio natal ou de como estão os trânsitos do seu mapa, o excesso de pensamentos, o processo acelerado da sua lógica é o que tende a dar confusão. Talvez tinha aí uma energia estagnada em uma certa área da sua vida e você foi motivada a acelerar sua lógica como nunca fez em outros momentos, sua falta de experiência em usar seu raciocínio ali que pode ser o grande causador de confusão. Portanto, é ótimo aproveitar o mercúrio retrógrado para rever essa área, elaborar estratégias para lidar com isso melhor, buscar algum pormenor que que está te atrapalhando, estagnando e que você não está vendo.

Tradicionalmente alguns astrólogos não recomendam iniciar projetos nesses períodos, assinar nenhum tipo de contrato, fazer compras a distância ou de produtos relacionados a comunicação. Marcar reuniões para resoluções diretas também. Mas como evitar isso tudo sempre se o astro fica retrógrado a cada 4 meses, por cerca de 20, 24 dias? Dependendo da profissão, é simplesmente impossível e muitos relatam que tudo dá certo nesse período, mas esse projeto vinga até o fim e sai exatamente como planejado meses depois? Se as questões a serem resolvidas estão fluindo, foram bem construídas, com uma boa lógica, antes do mercúrio retrógrado, é menor a chance de uma surpresa ou enrosco acontecer.

Lembra do trecho sobre o deus Hermes lá no início do texto? Mercúrio retrógrado pode servir como um momento interessante para chacoalhar um pouco as ideias estagnadas e trazer uma nova perspectiva para o seu ciclo. Anote quais são os desafios e comece a observar se não era algo que você realmente poderia ter sido mais cauteloso desde o início. Se você acredita em Leis de Atração, ficar apenas pensando que sempre em Mercúrio Retrô você se dá mal não vai ajudar muito, vai?

 

Dicas práticas para os períodos de Mercúrio Retrógrado:

- Escute o Entre-Astros 2, ele fala um pouquinho mais sobre isso e foca principalmente questões de comunicação e que podem te ajudar muito naquelas discussões passivo-agressivas infindáveis.

- Veja a lista de links de referência do Podcast, tem uns vídeos muito legais para se conscientizar mais sobre o que influencia sua linguagem.

- Releia com calma, sem pressa, seus e-mails, mensagens, planos de aula/palestras, sinais de fumaça antes de enviar. Será que os destinatários são esses mesmos? Será que essas figurinhas ou letras GARRAFAIS serão interpretadas da mesma forma que você lê?

- Há astrólogos que não assinam contratos ou compram qualquer coisa nesse período, mas nem sempre podemos fazer isso, portanto revise o documento, peça para outra (s) pessoa (s) ler (um advogado não é mesmo necessário?), veja se você pode pesquisar melhor sobre aquele tema se ele te deixa inseguro demais.

- Revise sua forma de se organizar. O que está dificultando o rendimento da sua lógica? Adoro esse período para arrumar as minhas pastas com os mapas de clientes, descobrir erros no site, observar coisinhas que estão atrapalhando meu rendimento no trabalho.

- Observe cerca de 10 dias antes desse trânsito efetivamente acontecer quais os probleminhas que começaram a surgir e você está insistindo em realizar da mesma forma antiga. Abandone essa ideia e se abra para a inspiração desse período.

 

! Observação! O ir e vir da simbologia de mercúrio não é apenas de falar-escutar, envolve também o ato de transitar em si, de viajar, e é por isso que ocasionalmente em alguma leitura de previsão o astrólogo vai te sugerir prestar mais atenção com esse tema em si durante o mercúrio retrógrado (passaportes, compras de viagem, o carro em si). Claro que outras questões da previsão vão influenciar nessa abordagem também. Falo mais sobre isso em outro post.

[1] Esse texto foi retirado de uma postagem que eu adorei do www.thezodiac.com .Se sabe inglês, recomendo a leitura https://thezodiac.com/mercuryretro.htm

[2] Link original do gif: https://en.wikipedia.org/wiki/Apparent_retrograde_motion

[3] Checa essa link aqui para visualizar melhor o movimento retrógrado


44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page