top of page

Superlua azul de sangue (quê?!)


Superlua? Lua azul? Lua de sangue? Mas quem inventou esses nomes?

Foto retirada do streaming da Nasa durante o eclipse de 31/01/2017

Muitos já viram por aí postagens sobre o eclipse lunar de hoje e já se depararam com esses termos. Uma Superlua nada mais é do que uma Lua que está mais próxima da Terra e, portanto, fica, do nosso ponto de vista, com um brilho mais forte e cerca de 14% maior que o “normal”. A Lua gira ao redor da Terra em uma configuração eclíptica o que permite essas variações de proximidade: perigeu é o ponto mais perto, apogeu é o ponto mais longe em relação ao nosso planeta. Pelo que pesquisei, o termo Superlua foi popularizado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979 e acabou sendo incorporado pela comunidade astronômica nas últimas décadas. Porém, o termo científico correto seria “perigeu syzygy do sistema Lua, Terra, Sol*” (aliás, essa Super Lua Cheia de hoje, dia 31, nem vai ser tão grande assim, mas imagino que ia dar trabalho falar “Quase Super Lua Cheia”... ).

E no caso do Lua Azul? A lua ficará azul? Mas se é de sangue não é vermelha? Será que vai ficar roxa então?

Não, nada de Lua com coloração azulada, isso até acontece em alguns casos raros dependendo da atmosfera do lugar, mas no caso desse eclipse o termo Lua Azul se refere ao fato de ser uma segunda Lua Cheia no mesmo mês (lembra que a primeira foi em 1º de janeiro?). O nome acabou ganhando força por ser uma Lua Cheia com um diferencial, mas sem uma definição específica e aparentemente lá fora virou uma expressão forte dizer que “tal coisa acontece só na Lua Azul” para descrever situações que acontecem muito raramente.**

Já o termo Lua de Sangue é mais usado em eclipses lunares com proximidade que possibilita uma coloração avermelhada durante o alinhamento Sol, Terra, Lua, graças a incidência dos raios solares na atmosfera terrestre. Peguei um texto mais certinho aqui que achei bem legal!

“A cor avermelhada deve-se a uma relação entre a proximidade da Lua com a atmosfera terrestre e os raios solares. O sol emite luzes de todas as cores, mas quando a Lua está próxima da Terra, apenas as cores de baixa frequência, como o vermelho, são refletidas da atmosfera terrestre para o nosso satélite natural, o que torna a Lua vermelha.”

Os 3 fenômenos juntos são mais raros, mas não achei fontes muito confiáveis para colocar parâmetros aqui. Por exemplo, nos EUA o último aconteceu em 1866, mas não sei quando foi a última vez no Brasil e quando será o próximo.

Por ser tão raro isso significa algo específico para astrologia? Sinceramente nunca estudei nada muito específico sobre a simbologia de suas luas cheias acontecendo em um mês para afirmar verdades aqui. Considerando o que observo e estudo sobre os ciclos da Lua, recomendo para o momento a reflexão do que aconteceu por volta do dia 21 de Agosto (último Eclipse Solar) e ganhou força durante esses últimos 6 meses. Foi uma crise em uma determinada área? Uma inspiração, um impulso, para um novo projeto? Você superou a crise e cresceu com o desafio? Valorizou o que precisava e colocou o projeto em prática? É interessante refletir o que surgiu próximo ao Eclipse Solar de 21 de Agosto e como você vai lidar com o próximo Eclipse parcial do dia 15 de fevereiro. Pode ser um bom momento para refletir como colocar em prática aquele projeto pessoal que você não valorizou no segundo semestre de 2017.

Aliás, vídeo legal para se inspirar essa próxima Lua Nova em Aquário:

Para quem quer saber mais sobre essa Lua Cheia de 31/01 recomendo essa postagem da Titi Vidal: http://titividal.com.br/lua-cheia-de-fortes-emocoes-com-direito-a-eclipse/

Até a próxima!

Observações

*traduzi livremente de "perigee-syzygy of the Earth-Moon-Sun system"

** existe outra classificação para a Lua Azul, você pode ver mais em: https://www.timeanddate.com/astronomy/moon/blue-moon.html

Fontes:

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page