Comunicação & Mercúrio Retrógrado


Postamos mais um Podcast Entre-Astros e vou colocar aqui as referências citadas na nossa conversa!

Mercúrio Retrógrado

Saiba mais sobre Mercúrio, o que é a retrogradação e dicas extras nessa postagem!

LINGUAGEM x CULTURA x COMUNICAÇÃO

Vídeo Como nossa linguagem modela nossa forma de pensar? Lera Boroditsky

Alguns trechinhos maravilhosos!

"Os gêneros são diferentes nos idiomas. Por exemplo, o Sol é feminino em alemão, mas masculino em espanhol, e a Lua, o contrário. Isso poderia mesmo ter consequências na maneira como as pessoas pensam? Os falantes de alemão pensam no Sol como se fosse mais feminino, e a Lua como se fosse mais masculino? É o que realmente acontece. Se pedirmos a falantes de alemão e de espanhol para descrever uma ponte, como esta aqui, acontece que a palavra "ponte" é gramaticalmente feminino em alemão e gramaticalmente masculino em espanhol. É mais provável que falantes de alemão digam que as pontes são "bonitas", "elegantes", e usem palavras de natureza feminina, ao passo que falantes de espanhol talvez digam que elas são "fortes" ou "extensas", palavras de natureza masculina."

"Os idiomas também se diferenciam no modo como descrevem os eventos. Consideremos um evento como este, um acidente. Em inglês, está certo dizer: "Ele quebrou o vaso". Em um idioma como o espanhol, é mais provável dizer: "O vaso quebrou" ou "O vaso se quebrou". Se for um acidente, não diremos que foi causado por alguém. Em inglês, de modo estranho, podemos até dizer coisas do tipo: "Quebrei meu braço". Em muitos idiomas, não se pode usar essa construção a menos que você seja maluco e saia por aí pensando em quebrar seu braço e consiga fazer isso. Se fosse um acidente, usaríamos uma construção diferente."

Vídeo Seu cérebro quando você se comunica. Uri Hasson

Adoro esse trecho

"Mas esses estudos também revelam que a comunicação depende de ter uma base em comum. E, como sociedade, temos de nos preocupar bastante em não perder essa compatibilidade e nossa habilidade de falar com pessoas que são um pouco diferente de nós, por deixarmos alguns canais de mídias poderosos assumirem o controle, manipulando e controlando a forma como todos pensamos. Não sei bem como corrigir isso, pois sou um cientista. Mas talvez uma maneira seja voltar à forma mais natural de comunicação, que é o diálogo, e não só como estou fazendo agora, mas uma forma mais natural de conversar, na qual falamos, mas também ouvimos, e juntos tentamos chegar a um denominador comum e novas ideias. Pois, afinal de contas, as pessoas com quem nos conectamos definem quem somos. E nosso desejo de nos ligar a outro cérebro é algo bem básico, que começa desde a mais tenra idade."

COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA

O livro que fala sobre a técnica é o

Comunicação não-violenta

TÉCNICAS PARA APRIMORAR RELAClONAMENTOS PESSOAIS E PROFISSlONAIS

Marshall B. Rosenberg

Adaptei aqui um trecho do livro que fala sobre os quatro componentes da CNV :

1. observação >> As ações concretas que estamos observando e que afetam nosso bem-estar.

2. sentimento >> Como nos sentimos em relação ao que estamos observando;

3. necessidades >> As necessidades, valores, desejos etc. que estão gerando nossos sentimentos;

4. pedido. >> As ações concretas que pedimos para enriquecer nossa vida.

"Quando me concentrei em escutar seus sentimentos e necessidades, parei de vê-lo como um monstro. Pude ver, exatamente como você disse, que as pessoas que parecem ser monstros são apenas seres humanos cuja linguagem e comportamento às vezes nos impedem de perceber sua natureza humana. Quanto mais eu conseguia concentrar minha atenção em seus sentimentos e necessidades, mais eu o via como uma pessoa desesperada cujas necessidades não estavam sendo atendidas.

Quer mais gravações por mês? Colabore com o Apoia-se do Podcast e ganhe vantagens :]

Até o próximo tema!


10 visualizações
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle