top of page

Quantos segredos de Júpiter Juno descobrirá?


Finalmente teremos mais informações de Júpiter! Ontem a Nasa transmitiu ao vivo a aproximação da nova sonda, Juno, e foi muito satisfatório ver a equipe comemorando quando o objeto conseguiu entrar na órbita do planeta como o calculado.Ao longo da transmissão, várias curiosidades astronômicas e mitológicas foram faladas, uma que me chamou muita atenção foram os comentários sobre a influência de Júpiter na mudança do pensamento geocêntrico.

Quando Galileu observou (descobriu!) as luas jupiterianas transitando ao redor do planeta, concluiu que existiam astros que não giravam ao redor da Terra o que reforçou toda a especulação do pensamento heliocêntrico na época. Sim, Galileu não foi o primeiro a especular, tiveram outros etc, ok, mas sua divulgação pareceu ser o "click" que faltava para a expansão desse modelo.

Desenhos originais de Galileo observando as posições das Luas de Júpiter.

Desenhos de Galileu registrando as posições das luas de Júpiter. Fonte: www.polaris.iastate.edu

O registro dos 5 astros na aproximação de Juno em 2016.

Fico pensando, o que aparecerá nessa pesquisa por volta da Lua Cheia desse mês... Qual novo pensamento científico Júpiter dará força?

Enquanto não chegam novas imagens, podemos brincar com o aplicativo da Nasa que simula não apenas essa viagem, mas várias outras visualizações astronômicas: o Nasa's Eyes.

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page